HIGIENE OCUPACIONAL

Serviços

HIGIENE OCUPACIONAL

A higiene ocupacional é basicamente dividida nas fases de:

Atuamos em todas as fases, oferecendo serviços de qualidade, baseados em leis, normas técnicas e melhores práticas disponíveis no âmbito nacional e internacional.

Para a fase de avaliações quantitativas, dispomos de instrumentos de marcas reconhecidas internacionalmente pela qualidade, adequados às exigências das normas técnicas e calibrados periodicamente por laboratórios acreditados pelo INMETRO.

AVALIAÇÕES DE HIGIENE OCUPACIONAL

RUÍDO | OCUPACIONAL – NR 15 | NHO 01

Avaliação de exposição ocupacional indicada para trabalhadores em ambientes com altos níveis de ruído.

RUÍDO | AMBIENTAL – CONAMA 01/90 | NBR 10.151

Avaliação ambiental indicada para diversas instalações com foco no ruído do entorno para não causar incômodo à vizinhança.

CALOR – NR 15 | NHO 06

Avaliação de exposição ocupacional de sobrecarga térmica sobre o trabalhador no ambiente de trabalho.

VIBRAÇÃO DE CORPO INTEIRO – NR 09 | NR 15 | NHO 09

Avaliação de exposição ocupacional de vibração de corpo inteiro durante a utilização de empilhadeiras, caminhões, tratores, entre outros.

QUÍMICOS – NR 15 | NHO 08 | NHO 04

Avaliação de exposição ocupacional aos diversos agentes químicos

VIBRAÇÃO DE MÃOS E BRAÇOS – NR 09 | NR 15 | NHO 10

Avaliação de exposição ocupacional de vibração de mãos e braços durante a utilização de lixadeiras, marteles pneumáticos, parafusadeiras, entre outros.

O que é Higiene Ocupacional?

A higiene ocupacional é a ciência responsável por antecipar, reconhecer, avaliar e controlar os agentes ou processos produtivos utilizados que colocam em risco a saúde e integridade do colaborador em seu ambiente de trabalho. Confira a fundo sobre higiene ocupacional.

Objetivo da Higiene Ocupacional

A higiene ocupacional tem como objetivo prevenir, reconhecer, avaliar e controlar os riscos ocupacionais que podem ocasionar doenças ocupacionais.

O reconhecimento do risco

É onde se dá inicio a avaliação qualitativa da identificação dos riscos ambientais que podem afetar a saúde e integridade do colaborador. Nesta fase realiza-se um estudo sobre as matérias-primas, produtos e subprodutos, métodos e procedimentos de rotina, processos produtivos, instalações e equipamentos existentes.

A avaliação do risco

Já esta é onda há inicio da avaliação quantitativa dos riscos, nesta fase leva-se em consideração os limites de tolerância, estabelecidos pela norma regulamentadora 15.

Limite de tolerância

“Concentração ou intensidade, máxima ou mínima relacionada com a natureza e o tempo de exposição ao agente, que não causará dano a saúde do trabalhador durante sua vida laboral.”

O controle do risco

Esta fase esta associada a minimização ou eliminação dos riscos, antecipados e reconhecidos e avaliados no ambiente de trabalho.

Riscos ocupacionais

São danos em potencial á saúde e integridade do colaborador classificados em: riscos físicos, químicos, biológicos, acidente e ergonômico.